Casos de calote e atraso no pagamento de plantões estão se tornando progressivamente mais frequentes no país. As denúncias oficiais são escassas e muitos infratores saem impunes, transferindo o ônus à classe médica. Os valores devidos chegam às dezenas de milhares de reais (por médico que sofreu calote).
A AMB e a APM desenvolveram este formulário com o intuito de dimensionar essa situação e definir estratégias para orientar as vítimas de calotes quanto às suas opções de ação e tomar providências em casos de impacto coletivo, cobrando respostas e ações das instituições envolvidas.
Se você foi vítima de calotes, contamos com sua resposta. O preenchimento do formulário a seguir demanda menos de 3 minutos. Divulguem este formulário! Quanto mais denúncias e mais dados coletados em relação aos calotes cometidos contra médicos, maiores os nossos subsídios para combater tamanha injustiça.
ATENÇÃO: Todos os dados pessoais dos médicos serão tratados com sigilo e confidencialidade e não serão divulgados. Serão mantidos apenas em arquivo, para salvaguardar as entidades desenvolvedoras da pesquisa de eventual questionamento acerca da veracidade dos dados. Os ditames da Lei Geral de Proteção de Dados serão respeitados em sua integridade.
O objetivo principal da coleta de dados é o mapeamento dos problemas relacionados à falta ou ao atraso de pagamento enfrentados pelos médicos de todo o país. As ações que serão definidas pelas entidades médicas poderão ser diferentes e dependerão da identificação do impacto coletivo ou individual dos problemas. O foco desta ação serão problemas coletivos e/ou de maior escala, o que não significa que denúncias individuais serão ignoradas – elas são essenciais para a compreensão do real cenário dos calotes. Todas as informações enviadas serão analisadas, mas é importante frisar que, em caso de judicialização, as entidades médicas apenas poderão representar os médicos que forem associados à AMB ou a alguma de suas federadas. Se você dispõe de comprovantes, documentos, fotos ou prints que favoreçam a compreensão das particularidades do seu caso e/ou que endossem a veracidade das informações relatadas, favor enviar esses anexos no e-mail juridico@amb.org.br.